sábado, 31 de outubro de 2009

wake up Alice

Acho que nunca fui tão estressada em toda a minha vida. Nunca tive problemas para trabalhar, nem quando era bolsista PIBIC pela universidade e ganhava uma merreca pra respirar ácaros de 1800 e bolinha lá no acervo na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Agora a lembrança de la me traz uma doçura incomparável de ter vivido tempos áureos, se comparados aos que tenho passado ultimamente.

Talvez tenha me tornado cricri demais, é sério, mas em toda a minha breve vida de trabalhadora assalariada - comecei a trabalhar com 18 ou 19 acho - nunca estive em um lugar tão desorganizado e imobilizado. E ao mesmo tempo com imenso potencial para ser muito mais do que ocupa no momento, em termos de qualidade.

Nunca me senti tão desvalorizada e angustiada ao ver como algumas relações de poder se constróem, como se determinam prioridades e como algumas pessoas ainda pensam (outras tem certeza) ser de fato aquilo que acham que possuem.

Sempre que converso com meus pais a respeito de minhas revoltas trabalhistas-morais-filosóficas eles vem com a mesma expressão: welcome to the real world.

Pois não acredito e não vou me conformar nunca com humilhação, cretinice e exploração.


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

helio oiticica - memória in progress

Ainda não se sabe como aconteceu o incêndio, qual será a dimensão real da perda do patrimônio e o que poderá ser recuperado. É uma lástima mesmo. Não consigo acreditar que as obras dele não tivessem seguro, não estivessem protegidas e ainda, não tivesse uma fundação a altura de uma Iberê Camargo para abrigar o acervo de um artista desse calibre.

Curiosamente o legado de Helio, inflamável, provocador, transgressor e tão voltado ao processo foi destruido assim, de uma hora para outra. Agora o que resta é o que já foi feito por um projeto de digitalização patrocinado e coordenado pelo Itau Cultural. Acho irônico para não dizer trágico que uma obra tão importante mas ao mesmo tempo tão conceitual e (parte dela) efêmera tenha desaparecido assim, no fogo, que muitos dizem envolver também uma grande fogueira de vaidades e interesses.


Seja como for, nós brasileiros que já temos a memória curta, fomos lesados com essa destruição. Aqui a cultura parece não ser realmente valorizada e preservada. É uma pena, uma tristeza e sinto muito pelas gerações futuras.


...

Coincidentemente o currículo de Helio foi o último para revisar e arrumar aqui na galeria, deixei para o final porque na minha opinião seria um dos mais extensos (boa parte dele com exposições póstumas) e mais gostosos de rever.


...

Como disse Agnaldo Farias, foi como uma "segunda morte".

...

Quem viu, viu, quem não viu ... puta que pariu!


Relator, from Pete Yorn & Scarlett Johansson


Musiquinha bem gostosa essa, me lembra de alguma parte da música 'All my loving' dos Beatles. Clica ali no título do post!

...

e falando em vídeo, atualizei alguns em meu youtube, pretendo colocar mais, da viagem para India. São bem curtinhos mas trazem boas lembranças.


bloody hormones


Não vou negar que sou uma grande fã de esportes, não fanática é claro, mas entusiasta. Gosto de assistir partidas de futebol, vôlei, competições de atletismo, natação, patinação artística e por aí vai.
Recentemente voltei minhas atenções as artes marciais e nesta última viagem, me interessei por cricket e rugby.


Acho até que o futebol, por ser um esporte extremamente injusto, é o favorito dos brasileiros. Pelo menos de muitos.


E hoje estava torcendo para Rubinho, acho que ele merecia ganhar a corrida, mas infelizmente não foi desta vez.
Então fazer o que? só nos resta dar os parabéns para Button, o campeão antecipado. Que além de mais rápido, é o mais gato também.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

observância dromedária - depois de anos, que sorte!


Parece que o plano cósmico, ou destino como algumas pessoas preferem chamar, está trazendo para perto de mim alguns de meus melhores amigos.

Engraçado porque foi muito complicado sair de Porto Alegre, deixar um monte de coisa pra trás, inclusive os amigos, e voltar a morar em São Paulo depois de sete anos.


Como é gostoso rever estas pessoas, que há algum tempinho atrás costumava ver todos os dias na faculdade ou nas jantas na casa do tio Zeca.


Lembro como foi difícil colocar isso tudo de lado quando voltei pra cá, a estranheza de ter que isolar em um canto da minha memória todas essas lembranças. A bizarrice de ter que transferir para um HD externo todos esses anos de fotografias: pessoas, lugares, festas, namorados, vernissages, yoga, amigos, conhecidos, passeios, faculdade e por aí vai.


Pode soar um tanto dramático mas foi assim que consegui tocar pra frente a vida de volta, sozinha aqui em Sampa: guardando fora do meu alcance as imagens destas pessoas e lugares.
Mas hoje em dia olho as fotos de vez em quando e a sensação é completamente oposta desta de 2 anos atrás, a nostalgia e a saudade já não incomodam, muito pelo contrário!

Toda vez que volto no tempo e olho pra trás me sinto uma pessoa muito sortuda, por ter tido a oportunidade de conhecer tantas pessoas maravilhosas e ainda hoje, poder sentar com elas e bater um bom papo, dar risada e falar de qualquer coisa.


...


Meus dias de camelo estão chegando ao fim! dia 29 deste mês saio aqui da galeria, depois de 90 dias trabalhando duro. Foi bom, aprendi muita coisa, engoli alguns sapos e sobretudo, observei. Acho que poderia resumir este período de experiência em: observar e ter paciência.
No final das contas, é divertido.


sábado, 3 de outubro de 2009

ta de tpm

Ultimamente o que tem mais me tirado do sério é a velha mania, que algumas pessoas tem, de escrever "em anexo" e se acharem super cultas:

"Segue o pdf em anexo com as obras que vimos hoje aqui." Além de soar feio, pode ser uma explosiva combinação quando conjugada com o golpe final: "Vamos estar enviando para sua casa uma demonstração".

...


Não tem nada a ver com a histeria coletiva que cerca a gripe suína, mas na minha opinião não há nada mais deselegante e nojento do que uma pessoa tossir na cara da outra e não tapar a boca.

...

Não estava torcendo e não fiquei feliz com a eleição do Brasil para as Olimpíadas em 2016. 30 segundos antes das manchetes dos principais jornais eletrônicos do país divulgarem a vitória brasileira sobre a capital rival espanhola, uma das notícias de destaque no portal UOL era justamente sobre uma espécie de ação ecológica que tirou não sei quanto lixo da Baía de Guanabara:

Regata Ecológica tira 563 kg de lixo da baía de Guanabara (2:48)
Organizada pela Escola Naval do Rio de Janeiro, a regata tem como intuito conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservação de um dos cartões postais da cidade. Entre os lixos exóticos retirados da água, estão um aparelho de TV, sandálias e tênis.
Sem pensar nos arrastões, balas perdidas, infraestrutura caquética para suportar um evento dessa magnitude. Além disso o país vai gastar bilhões de reais com os jogos enquanto poderia investir essa grana em projetos sociais, saúde, educação e aproveitar pra lavar aquela sujeira de Brasília.

Isso aí, vamos abrir uma cerveja e sair do trabalho mais cedo para comemorar!!

Aff tô uma chata mesmo. :P