domingo, 23 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

sobre relacionar-se: loba do mar

Fiquei bastante triste por não ter mais notícias daquele emprego que arranjei um tempo atrás. O problema foi que o gerente teve um ataque cardíaco - aliás naquele mesmo final de semana passamos de carro pela loja e havia uma ambulância na porta - e eles tiveram que chamar uma outra pessoa para cuidar do negócio e esqueceram totalmente de mim. Fiquei triste, decepcionada e meio de cara porque você não oferece emprego pra alguém e some assim sem dizer nada. Mas tudo bem.

Depois de um tempo, recebo um e-mail de Oriel - professora que tive no Mayflower College - perguntando se eu ainda estaria interessada em ajudá-la na elaboração de um vídeo institucional sobre diversidade cultural e desafios em educação. Um tema amplo, por isso será dividido em tópicos e cada tópico terá um vídeo.

Topei de cara. Desde a primeira aula que tive com ela, senti grande afinidade.
Ela nasceu em Londres e morou em vários lugares por aí porque seu pai trabalhava com sociologia, por conta disso ela passou por lugares como Bangladesh e muitos países na África e Europa. Além de ensinar inglês para estrangeiros, treinar professores de inglês, ela é chef e marinheira.

HEIN?!

Sim, ela é uma loba do mar, viveu em um barco por 8 anos, e durante o verão sai por aí velejando. Depois que ela foi embora da escola, quase todos os professores me parecem opacos e sem muita criatividade, sutileza, profissionalismo.

Já filmamos até agora em dois lugares: um centro missionário que oferece cursos técnicos a jovens com algum tipo de problema/limitação social, comportamental; o segundo lugar é um centro de convivência para pessoas com algum tipo de questão mental/psicológica - eles também oferecem treinamento em informática; e hoje fomos a uma faculdade intrevistar burocratas.


Apesar de agora estar em fase de preparação para o IELTS, estou achando super empolgante e enriquecedor acompanha-la neste projeto tão especial.

ps. além de cozinhar, gostar de barcos e gatos, Oriel tem um namorado chamado Steve.

terça-feira, 11 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sivananda's Message of the Day for Friday, May 7, 2010

Awaken thy heart, O Man! Happiness is here and now. Become a friend of humanity. Become a radiant Yogi. Strive. Endeavor.

Sri Swami Sivananda

quinta-feira, 6 de maio de 2010

magik: just do it

Nessa segunda-feira dei minha primeira aula de Yoga em inglês, para Karin, Marta e Anna. Uma alemã e duas espanholas, colegas do inglês. Foi um tanto estranho no início, porque até agora só tinha dado aulas para minha irmã, Juju, em português, no ano passado.

Sabe como é, não dá pra ficar embromando muito. Já estava com vontade de dar aula há muito tempo, e depois de fazer uma aula na semana anterior, de outra linha - percebi que a metodologia utilizado pela escola que pratico é até agora, na minha opinião, uma das mais completas e gentis com o corpo.


Mas voltando a aula, me embananei um pouco ao explicar as posturas, os exercícios respiratórios, e dando orientações gerais - sem apontar ninguém pois isso pode deixar a pessoa bastante desconfortável - muito relaxamento entre posturas, e a posição do leão, Simhasana, que quase sempre resulta em boas gargalhadas.

Depois do relaxamento e dos mantras finais, abri os olhos e perguntei as meninas como se sentiam. Todas elas abriram um sorrisão, e cintilantes, responderam que se sentiam muito bem. E eu também me sentia muito bem, feliz por ter feito algo que há muito tempo queria fazer. Mas preciso praticar muito mais, e irei.

É muito gostoso dar aula e é ainda mais quando você percebe que, de alguma forma, contribuiu para alguém se sentir bem.