quarta-feira, 2 de junho de 2010

verbal diarrhea style

Entrando na semana final de curso, depois de quatro meses sinto que meu inglês mudou drasticamente para melhor. Quando cheguei aqui quase não conseguia entender o que as pessoas falavam, não tanto pela língua em si, mas pelo próprio sotaque inglês que na prática, ao menos pra mim, é bem diferente do americano, ao qual estava mais acostumada.

A preparação pro IELTS tem sido intensiva e muito boa, porque além de desenvolver a fluencia da língua falada, estamos aprendendo também técnicas para escaniar textos rapidamente, analisar gráficos e tabelas, estruturar textos com maior coerência e por incrível que pareça, métodos de escuta. Escrever textos de 250 palavras em 40 minutos pode parecer básico, mas se tratando de um outro idioma ainda não dominado, não fica tão fácil assim.

Mas as estratégias são eficazes, e quando se pratica regularmente é bem possível produzir belos ensaios sobre qualquer coisa, com elegância, humor, seriedade, dependendo do tópico.

Ainda assim, é muito conteúdo em um curto espaço de tempo, e na semana passada estava difícil coordenar as palavras até para falar.

...

Também na semana passada mais algumas pessoas adoráveis voltaram para suas casas, só que desta vez não fiquei tão triste assim, talvez por não ter interagido tanto com elas.

De qualquer forma, é muito gostoso conhecer gente de todo canto do mundo - das mais diversas culturas. Nunca vou cansar de afirmar que, apesar de as diferenças muitas vezes nos colocar em zonas de desconforto, a variedade traz percepções que o comum dificilmente faria.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

enfim ...