segunda-feira, 19 de outubro de 2009

helio oiticica - memória in progress

Ainda não se sabe como aconteceu o incêndio, qual será a dimensão real da perda do patrimônio e o que poderá ser recuperado. É uma lástima mesmo. Não consigo acreditar que as obras dele não tivessem seguro, não estivessem protegidas e ainda, não tivesse uma fundação a altura de uma Iberê Camargo para abrigar o acervo de um artista desse calibre.

Curiosamente o legado de Helio, inflamável, provocador, transgressor e tão voltado ao processo foi destruido assim, de uma hora para outra. Agora o que resta é o que já foi feito por um projeto de digitalização patrocinado e coordenado pelo Itau Cultural. Acho irônico para não dizer trágico que uma obra tão importante mas ao mesmo tempo tão conceitual e (parte dela) efêmera tenha desaparecido assim, no fogo, que muitos dizem envolver também uma grande fogueira de vaidades e interesses.


Seja como for, nós brasileiros que já temos a memória curta, fomos lesados com essa destruição. Aqui a cultura parece não ser realmente valorizada e preservada. É uma pena, uma tristeza e sinto muito pelas gerações futuras.


...

Coincidentemente o currículo de Helio foi o último para revisar e arrumar aqui na galeria, deixei para o final porque na minha opinião seria um dos mais extensos (boa parte dele com exposições póstumas) e mais gostosos de rever.


...

Como disse Agnaldo Farias, foi como uma "segunda morte".

...

Quem viu, viu, quem não viu ... puta que pariu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

enfim ...