quinta-feira, 28 de maio de 2009

Radesh e eu no templo de Kali em Kalighat, Calcuta / Shiva desolado



Em Kolkata antes de partir para Madras, resolvi dar uma conferida no templo de Kali. Segundo a mitologia, Shiva resolveu dancar para destruir o mundo depois que sua esposa faleceu precocemente. Antes que ele conseguisse arrasar com tudo, apareceu Vishnu para interceder e acalmar os animos do grande iogue chateado. O cadaver dela se partiu em muitos pedacos, espalhandos por toda a India - e diz a lenda que um dedo do pe dela caiu justamente onde esta este templo.


Radesh, um bramane do templo me guiou ate o altar principal, a sala de meditacao, ao lugar onde sao feitos sacrificios de animais para a Deusa (geralmente cabras) e ao patio onde diariamente centenas de pessoas pobres vem se alimantar. Por ultimo a piscina onde as pessoas se purificam - nao entrei porque enfim, estava vestida e a agua era verde escuro e grossa. Na beira uma estatua branca de Shiva observa tudo.

Disse para voltar quando estiver casada (nao sei se entendi a mensagem subliminar), deu incenso para oferecer a Mae Divina e depois me desejou protecao para seguir a viagem.

Tomamos chai em uma barraquinha e fui embora bem feliz da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

enfim ...