segunda-feira, 22 de junho de 2009

main bazar

A viagem para Delhi foi tranquila, vim de segunda classe, sentadinha, ouvindo musica e fazendo cruzadinha. Viajar de trem eh sempre sossegado, me preocupo mesmo quando tenho que entrar em algum veiculo motorizado - os indianos dirigem feito loucos. A mao eh pela erquerda mas quase sempre, eles vao em todas as direcoes ao mesmo tempo. Agora, imagine isso e um calor de mais de 40 graus, buzinas, fumaca de diesel e vacas por todos os lados. Eh sempre uma aventura e um exame cardiaco.

...

Conheci duas professoras no trem e finalmente descobri porque algumas mulheres alem de colocar o bindi (ponto entre as sobrancelhas) fazem uma marca vermelha na raiz dos cabelos, bem no meio da testa: sinal de que sao casadas. E os turbantes pretos e alaranjados com uma especie de "pompom" na frente sao usados por homens da religiao sikh - ja que nunca cortam os cabelos. Alias o sikhismo eh uma tradicao recente mas igualmente interessante. Proxima vez que vier a India quero ir a Amritar e ver o Golden Palace, lugar sagrado para eles.

...

Vim parar em um hotel no main bazar - o paraiso das bubigangas. Tudo o que voce imaginar e desejar compras na India esta aqui a um preco bem mais barato. Incenso, tecido de todos os tipos, temperos, joias, livros, cosmeticos, estatuas, cd's, instrumentos e muitas outras coisinhas. Eh uma tentacao consumista! Ainda bem que soh me restam algumas rupias no bolso.

...

O hotel eh um verdadeiro muquifo's place, bem barato e localizado na boca do bazar. Mas faz tanto calor aqui em Delhi que nao da muita vontade de sair de baixo do ventilador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

enfim ...